Daniel Pimienta

ENGLISH - FRANÇAIS 

ESPAÑOL - PORTUGUÊS

Daniel Pimienta, cidadão francês, nasceu em Casablanca (Marrocos) em 1950, leu Matemática Aplicada em  universidade de Nice da França e ter um Ph.D. em Ciências da Computação em 1975. Após criar uma empresa da Software especializada em APL, ele se juntou IBM França (no Laboratório de La Gaude) e trabalhou 12 anos como Arquiteto de Sistemas de Telecomunicações, Planejador e Profissional de Marketing Estratégico. Ele participou do desenvolvimento de produtos de integração de voz / dados, videotex e sistemas de mensagens, bem como em testes de conformidade de protocolo OSI. Ele passou 2 anos trabalhando em Laboratório IBM da Research Triangle Park, na Carolina do Norte (1984-86).

Em 1988, ele ingressou Union Latina, em Santo Domingo, como Conselheiro Científico e Chefe do projeto REDALC financiado pela UE / DG13 para a criação de uma rede de Pesquisa e Sociedade Civil em AL&C. Em 1993, ele lançou a Fundação de Redes e Desenvolvimento (FUNREDES), uma ONG pioneira no tema das Tecnologias de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento (TICpD). Ele definiu e gerenciou desde então mais de 30 projetos de cooperação em torno de temas como: criação de uma estrutura regional para redes (REDALC), criação da primeira interface de usuário multilíngue e baseada em PC para redes, criando 3 redes nacionais (RCP-Peru, REDID- República Dominicana e REHRED-Haiti), avaliando o impacto social das TIC, medindo a diversidade linguística na Internet, gerenciando comunidades virtuais, contribuindo para a integração da Sociedade da Informação do Caribe, oferecendo vários seminários para literacia da informação.

Desde a sua criação em 2005, como um subproduto da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, ele é membro do Conselho da Rede Mundial para a Diversidade Linguística (MAAYA) da qual foi Secretário Executivo em 2015 e 2016.

Um jogador ativo de campo da sociedade civil (WSIS e IGF) e pesquisador-ação em temas da Sociedade da Informação, produziu um total de cerca de 100 publicações e participou de mais de 200 encontros internacionais (30 como principal organizador, 90% como orador ou parte interessada, incluindo 20 discursos principais).

Ele é (ou foi) membro de vários grupos globais relacionados com ICT4D, como a Universidade Francofone Virtuais, Três Espaços Linguísticos, Parceria Global Community Network, EUROLATIS, APC, WINDS-LA, REDISTIC, MAAYA, WSIS-AWARD, UN-GAID ou Fundo de Solidariedade Digital, e foi concedido, em 2008, o Prêmio Namur (IFIP WG9.2) por suas ações integrais na perspectiva de um impacto social positivo das TIC e, em 2022, um reconhecimento da Câmara Dominicana de TIC por sua trajetória a serviço das TIC na República Dominicana, dentro da sociedade civil.

Ele também contribuiu como professor em Universidad Autonoma de Santo Domingo, Université Antilles Guyane na Martinica e UNIBE, em Santo Domingo, e participou de um grande conjunto de atividades de consultoria (para a UE, US-AID, UNESCO, PNUD, OIF, ITU, etc.).

Em 2017, a FUNREDES encerrou suas atividades e Daniel Pimienta passou a focar nos seguintes temas:


GOOGLE SCHOLAR       LINKEDIN       RESEARCH GATE       ACADEMIA            SEMANTIC SCHOLAR        ORCID


VIDEOS      APRESENTAÇÕES   LISTA COMPLETA: PUBLICAÇÕES / CONFERÊNCIAS / PESQUISAS


CV