Daniel Pimienta

ENGLISH - FRANÇAIS 

ESPAÑOL - PORTUGUÊS

Daniel Pimienta, cidadão francês, nasceu em Casablanca (Marrocos) em 1950, leu Matemática Aplicada em  universidade de Nice da França e ter um Ph.D. em Ciências da Computação em 1975. Após criar uma empresa da Software especializada em APL, ele se juntou IBM França (no Laboratório de La Gaude) e trabalhou 12 anos como Arquiteto de Sistemas de Telecomunicações, Planejador e Profissional de Marketing Estratégico. Ele participou do desenvolvimento de produtos de integração de voz / dados, videotex e sistemas de mensagens, bem como em testes de conformidade de protocolo OSI. Ele passou 2 anos trabalhando em Laboratório IBM da Research Triangle Park, na Carolina do Norte (1984-86).

Em 1988, ele ingressou Union Latina, em Santo Domingo, como Conselheiro Científico e Chefe do projeto REDALC financiado pela UE / DG13 para a criação de uma rede de Pesquisa e Sociedade Civil em AL&C. Em 1993, ele lançou a Fundação de Redes e Desenvolvimento (FUNREDES), uma ONG pioneira no tema das Tecnologias de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento (TICpD). Ele definiu e gerenciou desde então mais de 30 projetos de cooperação em torno de temas como: criação de uma estrutura regional para redes (REDALC), criação da primeira interface de usuário multilíngue e baseada em PC para redes, criando 3 redes nacionais (RCP-Peru, REDID- República Dominicana e REHRED-Haiti), avaliando o impacto social das TIC, medindo a diversidade linguística na Internet, gerenciando comunidades virtuais, contribuindo para a integração da Sociedade da Informação do Caribe, oferecendo vários seminários para literacia da informação.

Desde a sua criação em 2005, como um subproduto da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, ele é membro do Conselho da Rede Mundial para a Diversidade Linguística (MAAYA) da qual foi Secretário Executivo em 2015 e 2016.

Um jogador ativo de campo da sociedade civil (WSIS e IGF) e pesquisador-ação em temas da Sociedade da Informação, produziu um total de cerca de 100 publicações e participou de mais de 200 encontros internacionais (30 como principal organizador, 90% como orador ou parte interessada, incluindo 20 discursos principais).

Ele é (ou foi) membro de vários grupos globais relacionados com ICT4D, como a Universidade Francofone Virtuais, Três Espaços Linguísticos, Parceria Global Community Network, EUROLATIS, APC, WINDS-LA, REDISTIC, MAAYA, WSIS-AWARD, UN-GAID ou Fundo de Solidariedade Digital, e foi concedido, em 2008, o Prêmio Namur (IFIP WG9.2) por suas ações integrais na perspectiva de um impacto social positivo das TIC.

Ele também contribuiu como professor em Universidad Autonoma de Santo Domingo, Université Antilles Guyane na Martinica e UNIBE, em Santo Domingo, e participou de um grande conjunto de atividades de consultoria (para a UE, US-AID, UNESCO, PNUD, OIF, ITU, etc.).

Em 2017, a FUNREDES encerrou suas atividades e Daniel Pimienta passou a focar nos seguintes temas:


LINKEDIN   ACADEMIA   GOOGLE SCHOLAR  SEMÂNTICO SCHOLAR   ORCID


APRESENTAÇÕES   LISTA COMPLETA: PUBLICAÇÕES / CONFERÊNCIAS / PESQUISAS


CV