Mistica | pagina de entrada Ciberoteca
Sua página prévia Projeto | Emec | Aplica��es pilotos | Clearinghouse | Eventos | Avalia��es Sua próxima página

jornal Brasileiro de Ciencias da Comunicacao
Ano 1, N. 36 – Sao Paulo, Brasil – 23 de maio 1999.
Autor:
data de publica��o :
00/00/0000
Conte�do
Manchetes:
  1. Midia e Educacao
  2. Instalada a Comissao do MEC para ensino de Jornalismo.
  3. Curso de Radio e Cidadania
  4. Sipec Centro-Oeste debate triade do seculo XXI
  5. Comunicacion e Relaciones Publicas
  6. Revista Comunicacao e Informacao
  7. Seminario Projetando Competencias
  8. La Opinion Publica y los Procesos de Formacion
  9. Revista eletronica de Teoria da Educacao
  10. Master em Teoria e Pratica de Documentario Criativo
  11. Estrategias nas negociacoes sindicais
  12. Nem tudo eh noticia: o grupo Folha na Internet
  13. O Jornal Noticias Populares: historia e evolucao grafica
  14. Pretextos, Jornal eletronico da Compos
  15. Walter Ramos Poyares
  16. Telejornalismo uma colcha de retalhos
  17. Livro de ex-integrante do Grupo De Sao Bernardo
  18. Congresso de Comunicacao Empresarial
  19. Correspondencia dos leitores
  20. Equipe da semana do JBCC
palavras chaves :
voc� est� aqui:
Ciberoteca > Participantes > por_doc_01.html
documentos relacionados:


1 - MIDIA E EDUCACAO

No dia 18 de maio, sob a moderacao da professora Cicilia Peruzzo, o Seminario de Ciencias da Comunicacao da Catedra UNESCO/UMESP teve como tema central “Midia e Educacao”. A primeira palestra foi da professora Elza Dias Pacheco, da Escola de Comunicacao e Artes da USP e coordenadora do Laboratorio de Pesquisa sobre Inf�ncia, Imaginario e Comunicacao –LAPIC-, e que estah lancando o livro Televisao, Crianca e Educacao: Dilemas e Dialogos.

Abrindo sua exposicao, a professora chamou atencao para o ataque que a televisao vem sofrendo. Parece que a TV come criancinha, afirmou Elza . Ele enfatizou tambem que o ataque a TV eh de tamanho volume que as pessoas parecem nao querer enxergar os outro problemas da sociedade. As familias, por exemplo, nao conhecem mais suas criancas. Os pais nao tem tempo para passear com seus filhos, brincar de esconde esconde, montar barraca no quintal, entao deixam os filhos em frente da televisao, que se torna a baba eletronica, concluia pesquisadora.

A segunda exposicao foi feita pela professora Heloisa Dupas Penteado, doutora em Didatica pela USP, com pos doutorado na PUC-RJ. Atualmente a professora eh orientadora no Programa de Pos-Graduacao em Educacao da FEUSP e recentemente foi organizadora do livro “Pedagogia da Comunicacao: Teoria e praticas”.

Heloisa em sua exposicao fez um relato do livro, que eh dividido em partes e apresenta trabalhos de pesquisas de seus orientandos. Na abertura eh apresentada a historia do livro e de sua organizacao. Na seq�encia sao apresentados os autores que foram utilizados na elaboracao dos temas. Na ultima parte eh feita uma apresentacao das pesquisas e de seus resultados. Encerrando o Seminario da ultima terca-feira, Jose Manoel Moran, ex professor da UMESP, professor titular da disciplina Novas Tecnologias de Comunicacao no curso de Radio e Televisao da Escola de Comunicacao e Artes da USP e autor dos livros: Como ver televisao? Leituras dos Meios de Comunicacao e Mudancas na Comunicacao Pessoal - Gerenciamento Integrado da Comunicacao Social e Tecnologica.

Moran, conhecido carinhosamente na Metodista como Manolo, fez uma analise das mudancas nos ultimos dez na Comunicacao Interpessoal. O professor ressalta o fato de que devemos avancar sem perder a identidade, pois existem mudancas nao satisfatorias e desnecessarias. Para tanto devemos sempre promover uma reflexao sobre as mudancas.

Na proxima terca-feira, 25 de maio, o tema "Midia e Publicidade" sera abordado por Jose Roberyo Whitaker Penteado- Revista Brasileira de Propaganda, ESPM-RJ; Stalimir Vieira, autor do livro “Raciocinio Criativo” e Ademir Galvao, autor do livro “ A Mulher Margarina” e a moderacao ficara a cargo do professor Paulo Rogerio Tarsitano.

Os Seminarios da Catedra UNESCO/UMESP acontecem as tercas-feiras, no horario das 13:30 aas 16:30, na UMESP, Ed. Iota, Rua Sacramento 230, Rudge Ramos, Sao Bernardo do Campo. Para participar basta inscrever-se no local ou pelo telefone (55-11) 7664-7819, e-mail: [email protected] (AD)


regresar...


2 - INSTALADA COMISSAO DO MEC PARA O ENSINO DE JORNALISMO

Foi instalada em Brasilia, no dia 20 de maio, a Comissao de Especialistas de Ensino de Jornalismo, criada pela Secretaria de Ensino Superior (SESU) do Ministerio da Educacao. Em reuniao conjunta com a direcao de politicas de ensino superior da SESU, a nova comissao decidiu pela separacao dos Cursos de Jornalismo das demais habilitacoes do curso de Comunicacao Social instituido pela Resolucao-CFE-2/84. A partir de agora, Jornalismo deixa de ser uma habilitacao de Comunicacao social, convertendo-se em curso autonomo, e tera comissoes proprias para definir suas diretrizes curriculares e aprovar a criacao de novos cursos propostas pelas instituicoes de ensino superior. A composicao da comissao empossada eh a seguinte: professor Dr. Nilson Lage (Universidade Federal de Santa Catarina e membro da Comissao Nacional do Provao de Jornalismo), professor Dr. Tupa Gomes Correa (Diretor da ECA-USP, Presidente da ABECOM - Associacao Brasileira de Escolas de Comunicacao Social e tambem membro da Comissao Nacional do Provao de Jornalismo), professor Victor Gentilli (Universidade Federal do Espirito Santos e Coordenador do GT de Jornalismo da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicacao) e professor Helio Schuch (Universidade Federal de Santa Catarina). Os dois ultimos integrantes pertenciam aa Comissao de Especialistas em Comunicacao Social.

(Fonte: Site do Curso de Jornalismo da UFSC: http://www.jornalismo.cce.ufsc.br)


regresar...


3 - CURSO DE RADIO E CIDADANIA

Estao abertas as inscricoes para o curso internacional – Radio, Cidadania e Servico Publico – que a Catedra UNESCO/UMESP realiza no proximo mes de julho no campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de Sao Paulo. Trata-se de curso de aperfeicoamento, em nivel de pos-graduacao, coordenado pelos professores Jose Marques de Melo e Cicilia Peruzzo, a ser ministrado em regime intensivo (manha e noite), no periodo de 1 a 23 de julho. O curso foi estruturado em modulos: Cidadania, Democracia, Participacao (Cicilia Peruzzo - UMESP), Teoria do Radio (Eduardo Meditsch – Universidade Federal de Santa Catarina), Tecnologia do Radio (Sonia Virginia Moreira – Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Radio Servico (Luciano Klockner – Radio Gaucua e PUC-RS), Radio Participacao (Esmeralda Villegas - Universidade Javeriana, Bogota, Colombia), Formatos e Linguagem Radiofonica (Andre Barbosa – UMESP), Producao de Programas de Servico Publico (Ligia Trigo – Radio USP). Ha 30 vagas para o curso, que serao preenchidas por ordem de inscricao dos candidatos. A taxa de inscricao tem o valor de R$ 600,00 (seiscentos reais), a ser paga em 3 parcelas. Informacoes: Catedra UNESCO/UMESP de Comunicacao, fone: 011 – 4366-5819 / fax: 5466 – 5317 /

E-mail: [email protected]


regresar...


4 - SIPEC CENTRO OESTE DEBATE TRIADE DO SECULO XXI

“Comunicacao, Educacao e Novas Tecnologias”, fatores que constituem a triade do seculo XXI, estiveram em debate, no periodo de 20 a 22 de maio, em Goi�nia (GO), durante o V SIPEC – simposio de Pesquisa em Comunicacao do Centro-Oeste. Trata-se de encontro regional dos socios da INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicacao, realizado pela Faculdade de Comunicacao e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goias, com o apoio de varias entidades, entre elas a Editora Vozes e o Banco do Estado de Goias. As principais conferencias estiveram a cargo de Guillermo Orozco (pesquisador da Universidade de Guadalajara, Mexico), Jose Marques de Melo (Titular da Catedra UNESCO/UMESP de Comunicacao), Maria Aparecida Baccega (USP), Sergio Dayrell Porto (UNB) e Cicilia Peruzzo (UMESP). Durante o evento os pesquisadores dos cursos e centros de pesquisa da regiao Centro-Oeste apresentaram pesquisas realizadas ou projetos em desenvolvimento.


regresar...


5 - COMUNICACION Y RELACIONES PUBLICAS

Entre os dias 25 a 29 de maio acontecera em Cordoba, Argentina, o III Simposio de La Confederacion Iberoamericana de Comunicacao e Relacoes Publicas, que tera com o tema La comunicacion y las Relaciones Publicas en el contexto del Mercosur.

Dentre os participantes ja confirmados podemos destacar a presenca da Presidente da ALAIC - Asociacion Latinoamericana de Investigadores de la Comunicacion, Margarida Krohling Kunsch (Brasil); Joan Costa (Espa�a), Luigi Boselli (Union Europea); Jordi Balcells (Espa�a); Nuria Vilamitjana (Espa�a); Fernando Mateus (Brasil); Javier Perez Portabella (Espa�a) e delegacoes do Chile, Peru, Uruguai, Brasil, Colombia, Equador, Paraguai, Mexico, Espanha, Italia e Argentina.

Entre as atividades desenvolvidas durante o evento, acontecerao conferencias, mesas de trabalho, paineis e no ultimo dia estah planejado um dia de convivencia: excursao aa area serrana, espetaculos de danca e jogos tipicos. Complementando os trabalhos, entre os dias 1 e 3 de junho havera Catedra Internacional Itinerante de Estudios Superiores de Relaciones Publicas, dirigida a profissionais da area.

Outras informacoes podem ser obtidas na secretaria del Simposio: FIDEC Av. Colon 396, piso 2B, 5000 - Cordoba, Argentina, Fone: 070573195 – Fax: 54-51-235188, e-mail.- [email protected] , [email protected] e na home page: www.onenet.com.ar/fidec


regresar...


6 - REVISTA COMUNICACAO & INFORMACAO

Foi lancada no dia 20 de maio, em Goi�nia, Goias, o vol. 2, n. 1, da revista "Comunicacao & Informacao", publicada pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicacao da UFG - Universidade Federal de Goias. Trata-se de uma iniciativa da Profa. Maria Auxiliadora Andrade Echegaray, diretora da Faculdade. O volume contem artigos de varios docentes da instituicao:

Francisco Eduardo Pierre Ponte, Raquel Mourao Brasil, Lisbeth Oliveira, Lisandro Nogueira etc. Os interessados podem dirigir-se ao editor da revista: Prof. Dr. Magno L. Medeiros (e-mail: [email protected]).


regresar...


7 - SEMINARIO PROJETANDO COMPETENCIAS

No periodo de 25 a 26 de maio, sala 2 do Salao de Atos da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Porto Alegre, aas 19 horas, acontecera o Seminario "Projetando Competencias". O Encontro que reunira empresarios de diversos setores e profissionais da comunicacao, visa discutir e identificar tendencias e oportunidades de atuacao de Relacoes Publicas ate o ano 2010, nas areas de informacao, contribuicao social, saude e setor imobiliario.

Outras informacoes podem ser obtidas AGERP - Agencia Experimental de Relacoes Publicas, com Fabio, fone: (55 - 51) 316-5164, e-mail: [email protected], com Joao Carissimi.


regresar...


8 - LA OPINION PUBLICA Y LOS PROCESOS DE FORMACION

Os Jornalistas Jean Antoine e Sergio Quiroga, realizam no dia 26 de maio uma palestra "La Opinion Publica y los Procesos de Formacion". O encontro acontecera na Biblioteca Juan Baustitas Alberdi na cidade de Villa Mercedes (Provincia de San Luis).

O evento eh dirigido a estudantes de Jornalismo da Facultad de Ciencias Economico-Sociales (FICES) e demais interessados. Jean e Sergio abordarao a historia da evolucao do conceito de Opiniao Publica, as ideias relacionadas com o tema e sua relacao popular. Tambem buscarao projetar as linhas de analises atuais e confronta-las com as recentes definicoes, conceitos e aproximacoes com o assunto. Outras informacoes podem ser obtidas no endereco: [email protected]


regresar...


9 - REVISTA ELETRONICA DE TEORIA DA EDUCACAO

O Departamento de Teoria e Historia, da Faculdad de Educacion, em Salamanca, Espanha, sob a responsabilidade de Joaquin Garcia Carrasco estah disponibilizando a Revista Eletronica de Teoria da Educacao, no endereco http://teleeduca.usal.es/teoriaeducacion/default.htm . Para contribuir e receber gratuitamente a Revista contactar Joaquin Garcia no endereco: [email protected]


regresar...


10 - MASTER EM TEORIA E PRATICA DE DOCUMENTARIO CRIATIVO

O curso Master de Documentario Criativo apresenta um programa teorico-pratico que pretende formar profissionais para o grande mercado que se prolifera nos canais de televisao tematicos. A duracao sera de 7 meses, novembro de 1999 julho de 2000 e sera realizado pela Universidade Autonoma de Barcelona.

Os interessados devem ser titulados universitarios provenientes das diferentes areas da Comunicacao, Artes e Humanas. Porem serao admitidos, excepcionalmente, profissionais sem titulacao universitaria mas com comprovada experiencia profissional.

O programa inclui a realizacao de uma serie de documentarios, que poderao ser distribuidos em circuito comercial. Maiores informacoes Universitat Autonoma de Barcelona, fone: 93581 1292, fax 935811540, e-mail: [email protected] (AD)


regresar...


11 - ESTRATEGIAS NAS NEGOCIACOES SINDICAIS

"Estrategias nas negociacoes sindicais nos Sindicatos Metalurgicos do estado de Sao Paulo" eh o tema que Luiz Francisco Dias, orientado pelo Prof. Dr. Jacques Vigneron, ira defender no dia 7 de junho de 1999, aas 14 horas. Da banca examinadora farao parte os professores Dr. Gino Giacomini Filho (Umesp) e Dr. Sidney de Oliveira (Universidade Federal do Parana).


regresar...


12 - NEM TUDO eh NOTICIA: O GRUPO FOLHA NA INTERNET

"Nem tudo eh noticia: o Grupo Folha na Internet" eh o tema da dissertacao de mestrado que Helio Alberto de Oliveira Freitas desenvolveu sob a orientacao da professora Dr.� Anamaria Fadul. Ele a defendera no dia 09 de junho de 1999, aas 14 h, diante da banca composta pelo professor Dr. Jose Marques de Melo (Umesp) e pela professora Dr.� Elizabeth Saad (USP).


regresar...


13 - O JORNAL NOTICIAS POPULARES: HISTORIA E EVOLUCAO GRAFICA

Ja no dia 22 de junho, aas 14 horas, Osni Tadeu Dias, diante da banca composta pela Prof�. Dr.� Maria das Gracas Caldas (Umesp) e pelo Prof. Dr. Jose Luiz Proenca (USP), ira defender sua dissertacao "O jornal Noticias Populares: sua historia e evolucao grafica", desenvolvida sob a orientacao do professor Dr. J.S. Faro. (CS)


regresar...


14 - PRETEXTOS, JORNAL ELETRONICO DA COMPOS

A Compos, Associacao Nacional de Programas de Pos-Graduacao em Comunicacao, colocou aa disposicao dos pesquisadores da area de Comunicacao o Pretextos, espaco na Internet aberto aa recepcao de versoes preliminares de textos para leitura, criticas e comentarios. Dessa forma, ele estara aproveitando a rapidez da Internet para estimular o interc�mbio de ideias e propiciar discussoes de trabalhos academicos.

Os interessados em submeter um texto aa apreciacao de outros pesquisadores, ou em comentar um dos trabalhos ja disponiveis, encontrarao as informacoes necessarias no endereco: www.facom.ufba.br/pretextos (CS)


regresar...


15 - WALTER RAMOS POYARES

Trata-se da reconstituicao da producao comunicacional de Walter Ramos Poyares, desde a origem de sua formacao em Seminarios de Padres Lazaristas ate o desempenho profissional como Publicitario, Jornalista e Relacoes Publicas. Inventariando sua producao sobre temas como Relacoes Publicas e opiniao publica, bem como a afinidade e a influencia recebida de autores de diversas correntes de pensamento.

Essa foi a tematica da dissertacao de mestrado defendida por Joaquim Sucena Lannes, no dia 14 de maio, no PosCom da Universidade Metodista de Sao Paulo, sob a orientacao do professor Jose Marques de Melo. Participaram da banca os professores doutores Jacques Marie J. Vigneron (Umesp) e Maria Stella Tomazzi (Esam).

O trabalho fez um levantamento sobre a trajetoria academica de Poyares desde o ingresso na PUC/RJ como professor, ate as contribuicoes como "parecerista" para o Ministerio da Educacao, no processo de transformacao do curso de Jornalismo em Comunicacao Social, analisando, sob a otica de Walter Ramos Poyares, a import�ncia da aplicacao de acoes de relacoes publicas como metodo de interferencia na promocao da opiniao publica, com vistas a integracao da sociedade.

O material estah disponivel na Biblioteca da Universidade Metodista de Sao Paulo, Rua do Sacramento, 230 - Rudge Ramos, Sao Bernardo do Campo, CEP: 09735-460, fone: (55-11) 7664-7600.


regresar...


16 - TELEJORNALISMO UMA COLCHA DE RETALHOS

Entre os dias 24 a 29 de maio, a mestranda da UMESP, jornalista Rubia de Oliveira Vasques estara ministrando um Curso de Extensao para os alunos do curso de jornalismo da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. O Curso "Telejornalismo uma Colcha de Retalhos" sera de 18h/aula e passara por todas as fases de producao de um telejornal. O objetivo eh que os alunos entendam e produzam um telejornal em uma semana de aula. a Universidade ira oferecer os recursos tecnicos necessarios como estudio, ilha de edicao, computadores, c�meras e tecnicos, para que os alunos possam "por a mao na massa".


regresar...


17 - LIVRO DE EX-INTEGRANTE DO GRUPO DE SAO BERNARDO

Sera lancado no proximo dia 27 de maio, aas 18 horas, na Alpharrabio Livraria, na cidade de Santo Andre (SP), o livro “ Culturas do Trabalho, comunicacao para a cidadania” de autoria do Prof. Dr. Luiz Roberto Alves. Trata-se de uma versao revista da tese de livre-docencia do pesquisador, defendida na ECA-USP em 1993. Na ocasiao em que realizou sua pesquisa para a tese de livre-docencia, o Prof. Alves era integrante do Grupo Comunicacional de Sao Bernardo, denominacao pela qual eh nacionalmente conhecida a equipe do Pos-Graduacao em Comunicacao Social da UMESP – Universidade Metodista de Sao Paulo e exercia o cargo de Secretario de Educacao, Cultura e Esporte do Municipio de Sao Bernardo do Campo. Atualmente o autor dedica-se a atividades de ensino e pesquisa na ECA-USP e no IMES – Instituto Municipal de Ensino Superior de Santo Andre.


regresar...


18 - CONGRESSO DE COMUNICACAO EMPRESARIAL

O 14� Congresso Brasileiro de Comunicacao Empresarial sera nos dias 27 e 28 de maio no Crowne Plaza, Sao Paulo. No dia 27, a abertura do evento tera como tema central Comunicacao Empresarial e Responsabilidade Social. O evento seguira com palestra de Oded Grajew (Instituto Ethos), Rodolfo Witzig Guttilla (Brasmotor) e Sandra Damasceno (Xerox do Brasil).

AA tarde, o tema sera Imprensa e empresa no Brasil: etica e criatividade com a participacao de Ricardo Kotscho (rede Bandeirantes e Canal 21), Nei Bomfim (diretor da Danca da Chuva, Premio Aberje 98 de Assessoria de Imprensa) e professora Graca Caldas (coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de Sao Paulo). O encerramento do dia tera a apresentacao da pesquisa Tudo pelo Social: As empresas nas colunas sociais, realizada pela Comtexto Comunicacao e Pesquisa.

No dia 28, o evento inicia com o tema Comunicacao Empresarial e Transparencia com palestras de Nemecio Nogueira (RP Consult) e professora. Cicilia Peruzzo (coordenadora adjunta do programa de Mestrado em Comunicacao Social da Universidade Metodista de Sao Paulo). AA tarde, sera apresentada o resultado de outra pesquisa realizada pela Comtexto cujo tema eh Bolsas e Bolsos: as empresas nas colunas de economia. Depois, o tema Comunicacao Empresarial e Identidade Corporativa tera a contribuicao de Jose Martinez (Lippincott & Margulies) e Marco Antonio Amaral Rezende (Cauduro/Martino).

O 1� Workshop de Comunicacao Interna acontece no dia anterior ao congresso, 26 de maio, e estah composto por palestras, no periodo da manha, e apresentacao de cases no periodo da tarde. O workshop tera a participacao de Mario Ernesto Humberg (CL-A Comunicacoes e da Editora CL-A Cultural), de Cristina Mello (Grupo Basf) e Prof. Wilson da Costa Bueno (Comtexto e professor da UMESP).

AA tarde tera apresentacao de cases com a jornalista Ivone Santana, Sergio W. Hilleshein (Petroleo Ipiranga) e Alvaro Barcel Filho (CSN). Outras informacoes, entre em contato com a Comtexto Comunicacao e Pesquisa - fone: (011) 3865-6327 ou pelo e-mail: [email protected]


regresar...


19 – CORRESPONDENCIA DOS LEITORES

A equipe editorial agradece toda as contribuicoes e correspondencias recebidas.

De: Jose Salvador Faro. (Universidade Metodista de Sao Paulo - Brasil).

"Dirijo-me (...) para tecer alguns comentarios a respeito da nota divulgada na ultima edicao...(...) referente aa criacao de uma comissao de ensino especifica de jornalismo.. (...) que traduz desconhecimento sobre o assunto tratado". "Na verdade, a criacao de uma comissao de ensino de jornalismo, desmembrada da atual Comissao de Especialistas do MEC, caso venha a se concretizar, eh uma iniciativa isolada de um reduzido grupo de profissionais (talvez 5) que, contrariamente ao que tem acontecido com toda a nossa area de estudos, prefere entender a formacao universitaria do profissional de imprensa como uma habilidade de formacao exclusivamente tecnicista, em prejuizo de suas dimensoes etico-politicas e humanistas, desprezando assim todo o arcabouco teorico-conceitual que marcou os estudos de comunicacao e de jornalismo nas ultimas decadas". (...) "o assunto eh polemico (...) motivo que me leva a sugerir que o JBCC promova a publicacao de todos os argumentos que tem sido divulgados na Internet..."

Resposta: Os leitores interessados na polemica sobre o reordenamento do campo de Comunicacao Social no �mbito do MEC e a criacao de comissoes autonomas para supervisionar os cursos profissionalizantes da area podem consultar os seguintes sites, cujas edicoes do dia 20 de maio publicam farto material a respeito do assunto - www.jornalismo.cce.ufsc.br e www2.uol.com.br/observatorio. Tambem recomendamos consultar as paginas do Instituto Gutenberg (amplo debate sobre os 30 anos da regulamentacao da profissao de jornalista: www.igutenberg.org) e da FENAJ (Programa Nacional de Estimulo aa qualidade da Formacao Profissional dos Jornalistas - www.fenaj.org.br).


De: Paulo Nassar. (Radio Bandeirantes, 840-AM, Brasil). Parabens! O JBCC eh uma grande iniciativa. Gostaria de entrevistar o editor(a) no meu programa Imprensa e Comunicacao em Debate, Radio Bandeirantes, 840-AM. E colocar o material, tal qual vem ao mundo, no site da ABERJE, www.aberje.com.br, do qual sou o responsavel.

Resposta: Prezado Paulo, a equipe do JBCC agradece suas palavras de apoio e nos colocamos a disposicao para marcar a entrevista. Ficamos no aguardo.


De: Prof. Dr. Jose Luis Orihuela Colliva (Depto. de Cultura y Comunicacion Audiovisual Facultad de Comunicacion - Universidad de Navarra - Espanha).

Recibo puntualmente y leo con gran interes el *Jornal Brasileiro de Ciencias da Comunicacao* que tan eficazmente editas. Se ha convertido en un util instrumento de comunicacion que contribuye a difundir e impulsar la investigacion mas alla de las fronteras de Brasil. Gracias y enhorabuena por vuestro trabajo.


regresar...


20 - EQUIPE DO JBCC

JORNAL BRASILEIRO DE CIENCIAS DA COMUNICACAO - JBCC eh um informativo eletronico semanal do Curso de Pos-Graduacao em Comunicacao Social da Universidade Metodista de Sao Paulo (UMESP), com o apoio da Catedra UNESCO/UMESP para o Desenvolvimento Regional, lancado em 17/08/1998 e tem por objetivo divulgar as atividades da area de Comunicacao Social em �mbito nacional e internacional.
Voce pode colaborar enviando suas mensagens para:
E-mail: [email protected] ou [email protected]

JORNAL BRASILEIRO DE CIENCIAS DA COMUNICACAO
Universidade Metodista de Sao Paulo
A/C Maria Cristina Gobbi
Rua do Sacramento, 230
Rudge Ramos – Sao Bernardo do Campo
CEP: 09735-460 S.P. / Brasil
Fone: (55 – 11) 7664 7819 Telefax: (55 – 11) 7664 7660


Editora: Maria Cristina Gobbi – [email protected] ou [email protected]
Equipe: Ademir Pereira Junior: [email protected], Carlos Straccia- E-mail: [email protected] e Marcia Ribeiro: [email protected]
Colaboracao especial:
Professores Responsaveis:
Prof. Dr. Jose Marques de Melo – e-mail: [email protected]
Prof. Dr. Adolpho Queiroz – e-mail: [email protected]

UMESP – Universidade Metodista de Sao Paulo
PosCom – Curso de Pos-Graduacao em Comunicacao Social
Apoio: Catedra UNESCO/UMESP – [email protected]


regresar...


Vuestra paginá ultima Encabezado Vuestra paginá siguiente
Cr�ditos | Mapa do site | Correo: <[email protected]>
http://funredes.org/mistica/portugues/ciberoteca/participants/docuparti/por_doc_01.html
Ultimo modifica��o: 08/07/1999