Lenguas y culturas - Langues et cultures - Languages and Cultures
.

3/2022: New model version & results




NOVA CAMPANHA 202021 - NOUVELLE CAMPAGNE 2021 - NEW CAMPAIGN 2021 - NUEVA CAMPAÑA 2021

Créditos: Esta versão foi possível graças ao apoio do Departamento de Cultura e Educação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil dentro do enquadramento de Instituto Internacional de Língua Portuguesa e sob a coordenação do Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para Multilinguismo. Os créditos também são concedidos a Daniel Prado, que foi o primeiro a ter a ideia de coletar fontes múltiplas para medir a presença de línguas na Internet, bem como transformar dados por país em dados por língua.

Obrigado: Ao Professor Gilvan Müller de Oliveira pelo apoio em questões linguísticas e coordenação junto aos financiadores; a Álvaro Blanco por escrever delicadas macros Excel que mudaram radicalmente o manuseio de tantas fontes e ortografias de línguas e países, e a David Pimienta, que escreveu as macros Excel necessárias para transformar o formato Ethnologue no formato exigido para este estudo, bem como para o tratamento de macrolínguas.

Aviso: O estudo a seguir é essencialmente um trabalho estatístico baseado em uma ampla variedade de fontes. A adoção de uma fonte importante neste tipo de trabalho também e logicamente implica a adoção das regras que suportam os dados dessa fonte. O autor não se responsabiliza pela lista de países e territórios considerados, estabelecida pela ITU, órgão das Nações Unidas, nem pela lista de línguas com mais de cinco milhões de falantes L1, segundo o Ethnologue, bem como o agrupamento em macrolínguas, adotado pela Ethnologue, de acordo com a norma ISO 693.3.




2/2021Anúncio de lanzamiento - Annonce de lancement - Launching announcement - Anuncio de lanzamiento 




8/2021Anúncio de resultados - Annonce de résultats - Results announcement - Anuncio de resultados 




RESULTADOS 2021 - RÉSULTATS 2021- RESULTS 2021- RESULTADOS 2021