Mistica | página da entrada Apresentação do projeto español
français
english
Sua página prévia Comunidade virtual | Aplicações pilotos | Metasite | Eventos | Avaliações | Ciberoteca Sua próxima página

Página da entrada da seção
Introdução geral
Apresentação geral
Apresentação integral
Apresentação dos patrocinadores e do coordenador
Glossário

Apresentação integral do projeto MISTICA

Apresentação integral do projeto MISTICA Depois das outras apresentação de MISTICA, que oferecem informações gerais, esta página propõe dois documentos mais específicos sobre o projeto:

  • o resumo do documento de projeto
  • o documento integral do projeto, em forma de arquivo a ser aberto


Resume de la presentación pública del proyecto

Este documento apresenta um conjunto de atividades apoiadas pelo CIPD e pela FPH. O principal encarregado de sua execução é a FUNREDES, que as administrará através de um grupo de associados regionais. A agenda será de 24 meses. O conjunto de projetos possui um único âmbito de referência com dois objetivos que se apoiam mutuamente, a saber:

  • O fortalecimento dos agentes sociais das NTIC da América Latina e do Caribe, através da constituição de uma rede humana para a pesquisa e da apropriação de novas tecnologias, apoiada por meios de comunicação e de informação avançados e de aplicações-piloto. a experimentação de uma metodologia de articulação para comunidades virtuais que integra, de maneira apropriada, os recursos de informação e comunicação, e que oferece soluções aos obstáculos lingüísticos, permitindo a participação de pessoas sem recursos de NTIC e facilitando a participação à distância em conferências localizadas.
  • a experimentação de uma metodologia de articulação para comunidades virtuais: que integra, de maneira apropriada, os recursos de informação e comunicação, e que oferece soluções aos obstáculos lingüísticos, permitindo a participação de pessoas sem recursos de NTIC e facilitando a participação à distância em conferências localizadas.

Com vistas a delimitar as dimensões do projeto, ambos os objetivos centram suas definições na Internet e em suas aplicações. Disso decorre que o primeiro apoiar-se-á na Internet como meio de informação e comunicação e promoverá aplicações-piloto nessa mesma plataforma. O segundo utilizará ferramentas da Internet para articular as comunidades virtuais vinculadas ao projeto. Os dois patrocinadores do projeto são o CIPD (Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento do Governo Canadense) e a FPH (Fundação Charles Léopold Mayer para o Progresso da Humanidade). O principal encarregado da execução é a FUNREDES (Fundação Redes e Desenvolvimento) que se apoiará em associados regionais.

Os dois patrocinadores do projeto são o CIPD (Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento do Governo Canadense) e a FPH (Fundação Charles Léopold Mayer para o Progresso da Humanidade). O principal encarregado da execução é a FUNREDES (Fundação Redes e Desenvolvimento) que se apoiará em associados regionais. El ejecutor principal es FUNREDES (Fundação Redes e Desenvolvimento) que se apoiará em associados regionais.

O projeto inscreve-se dentro de uma série de ações de referência dos associados principais, que contribuem para o projeto e dele recebem informação, em sinergia mútua.

    O programa regional PAN, do CIPD, de incentivo à colaboração entre pesquisa e desenvolvimento mediante o uso das NTIC. Este programa desenvolveu-se fortemente na Ásia (Pan Asia Networking). A nova "oficina temática", aberta pela FPH com este projeto intitulado "Cidadania e TIC", como parte do programa "inovações e mutações sociais" (INO).
  • O programa regional PAN do CIPD, de incentivo à colaboração entre pesquisa e desenvolvimento mediante o uso das NTIC. te programa desenvolveu-se fortemente na Ásia (Pan Asia Networking). Este programa desenvolveu-se fortemente na Ásia (Pan Asia Networking)
  • A nova "oficina temática", aberta pela FPH com este projeto intitulado "Cidadania e TIC", como parte do programa "inovações e mutações sociais" (INO).
  • A Aliança para um Mundo Solidário e Responsável,, movimento inspirado pela FPH que se esforça em criar condições para mudanças radicais e positivas nos rumos da humanidade; e que já teve experiências em conferências onde a participação à distância e a tradução automática foram ingredientes básicos (projeto PAD). Os projetos EMEC e IS-NTIC da FUNREDES, ambos oferecendo, respectivamente, um quadro conceptual para um manuseio efetivo e integrado de conferências eletrônicas, com um componente de tradução automática, e o embrião de um "clearinghouse" (centro de distribuição) para o setor social das NTIC da região.
  • Os projetos EMEC e IS-NTIC da FUNREDES, ambos oferecendo, respectivamente, um quadro conceptual para um manuseio efetivo e integrado de conferências eletrônicas, com um componente de tradução automática, e o embrião de um "clearinghouse" (centro de distribuição) para o setor social das NTIC da região.
  • Um interesse comum aos anteriores refere-se à constituição de um "clearinghouse" (centro de distribuição) dos agentes sociais das NTIC da região. Este recurso de informação, de livre acesso via Internet, possibilitaria conhecer cada agente e cada projeto de forma organizada, e teria um papel predominante numa política de estímulo à cooperação entre agentes e de avaliação das ações do conjunto.

A realização do projeto apresenta-se em cinco etapas principais:

  1. Identificação dos principais participantes e preparação de uma reunião regional com os recursos de informação e comunicação associados. O objetivo da reunião seria propiciar um documento para orientar a FPH sobre as principais linhas de ação no campo da pesquisa de aplicações das NTIC de maior impacto, e identificar aplicações-piloto a serem desenvolvidas dentro de MISTICA. A preparação da reunião inclui:
    • A criação de um "clearinghouse" sobre agentes, projetos e atividades relevantes.
    • A experimentação de metodologias de discussão à distância prévias à reunião.
    • A realização de estudos preliminares de diagnóstico regional, e a redação de documentos de base para a reunião.
  2. Reunião regional de cerca de 25 agentes regionais, apoiada por agentes de outras regiões e responsáveis de programas das instituições participantes. Os objetivos desta reunião foram explicados anteriormente.
  3. Compilação e produção dos resultados da conferência, acompanhada da preparação de metodologia avançada para a gestão dos recursos de informação e comunicação associados à principal etapa do projeto.
  4. Criação da rede humana de agentes sociais das NTIC, apoiada pela experimentação de recursos de informação e comunicação articulados, e acompanhada de uma série de aplicações-piloto que incluirão, num primeiro momento, a elaboração da Oficina Temática "Sociedade e TIC" da FPH e o fortalecimento dos recursos de informação e comunicação da Aliança. Na reunião, serão definidas outras aplicações-piloto(*) a desenvolver durante o projeto.
  5. Avaliação do projeto e de seus produtos, e definição de perspectivas(**):
    • Rede Humana de Agentes Sociais das NTIC na América Latina e no Caribe e aplicações-piloto associadas.
    • Recursos de informação e comunicação relacionados com a rede.
    • Recursos de informação e comunicação da Aliança.
    • Oficina Temática "Sociedade e TIC" da FPH.
    • Metodologia para a articulação de recursos de comunicação e informação.

Se puede bajar el documento do projeto(versión para el público) entero:


(*)Está previsto dedicar uma parte do orçamento ao apoio às aplicações-piloto selecionadas, as quais serão administradas, sob a supervisão da equipe coordenadora, por parte de alguns parceiros regionais do projeto.

(**)Para tal, considera-se oportuna a organização de uma segunda reunião regional, mas seu custo não está incluído no orçamento do projeto.

Página seguinte: Apresentação dos patrocinadores e do coordenador


Sua página prévia Em topo Sua próxima página
Procura | Listas | Mapa do site | Correio eletrónico: <webmistica@funredes.org>
http://funredes.org/mistica/portugues/projeto/apresentacao_integral/index.html
Última modificação: 20/03/2000